12 agosto, 2011

Pro Evolution Soccer 2012 está a chegar! Liga Portuguesa incluída!


Adivinhem quem está ai a bater à porta? O PES 2012, conhecido como Pro Evolution Soccer 2012, um dos simuladores de futebol com mais sucesso de vendas em Portugal chega às lojas a 29 de Setembro. Os mais ansiosos já podem conhecer melhor as novidades do jogo a partir do download da versão DEMO, que terá na capa da versão o "nosso" Cristiano Ronaldo.

Num primeira observação, graficamente é perceptível que PES 2012 tem algumas semelhanças com o seu antecessor. Os menus para escolha dos modos de jogo e das próprias equipas são basicamente os mesmos. Os gráficos também não sofreram alterações muito drásticas (talvez com excepção à robótica dos jogadores e imagens dos adeptos). Alguns jogadores, os mais famosos, estão praticamente cara chapada. Casos de Lionel Messi, e até mesmo do "novato" Neymar.

Mas o que mais interessa aos jogadores offline ou online – sim, os gráficos também são importantes, mas hoje as diferenças sob essa óptica nos simuladores de futebol são tão reduzidas entre um (PES) e outro (FIFA) que a atenção a esses pontos já não são fulcrais - é mesmo a jogabilidade. E aí é onde a Konami revela as principais alterações. Principais, mas não exactamente cristalinas. Talvez pela boa receptividade que o PES 2011 obteve na crítica pública e nas vendas (70 milhões de unidades em todo o mundo) – embora o FIFA 11 tenha superado o PES no mercado - a opção foi a de desenvolver mecanismos que tornassem a partida mais fluida, mas sem que isso alterasse muito a forma como o jogo era jogado.

Uma das novidades é a movimentação dos jogadores sem bola. Esse era um dos "problemas" das jogabilidade de PES 2011 que a versão 2012 chega para corrigir, através de um mecanismo que poderá ser acionado manualmente. Uma das formas de isso ser desenvolvido é a partir da tecnologia Teammate Control, em que é possível comandar dois jogadores de campo ao mesmo tempo, acionando o sistema pelos botões analógicos. Em declarações à imprensa especializada, a Konami considera o Teammate Control como o marco de PES 2012 e do “novo momento” da franquia.

O que não significa, por sua vez, uma maior facilidade para se marcar golos, já que, segundo os responsáveis pelo jogo, a inteligência artificial da marcação (principalmente) à zona foi aprimorada. E de facto, ultrapassar quem nos defende em jogadas individuais passa a ser bem complicado. Ao mesmo tempo, o bug dos defesas – o tal que não importava se tinhamos o CR7 ou Messi pela frente com o defesa a levar sempre a melhor, foi eliminado. Já os guarda-redes continuam a alternar entre grandes defesas e "frangos" que não lembram a ninguém.


E quanto às competições do novo PES 2012? A novidade, e o grande momento pelo quais esperávamos, será a licença parcial da Liga Portuguesa. Sim, a Liga Zon/Sagres fará parte do pacote de opções do novo PES 12. Contudo, uma liga onde somente FC Porto, Sporting e Benfica estão oficialmente licenciados. Os restantes quinze clubes - inclusive o Braga, que foi licenciado no PES 2010 e 2011 - estarão com as famosas alcunhas. A Liga Espanhola estará completamente licenciada, tal como a Ligue 1 francesa. A Liga dos Campeões, Liga Europa e a Libertadores serão as outras competições disponíveis.

Os comentários aos jogos na edição portuguesa serão feitos por Pedro Sousa (Rádio Renascença) e Luis Freitas Lobo.

Vídeo


Redes Sociais

Acompanhe o Aposta X no Twitter
Conheça a página do Aposta X no Facebook

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Aposta X