19 março, 2010

Progonóstico: Quartos de final da Liga dos Campeões 2009/2010


Os oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2009/2010 serviram para confirmar algumas teses e terminar alguns enigmas. Afirmações importantes ficaram por conta de Barcelona e Manchester United. A equipa catalã segue com possibilidades de repetir os êxitos. Na temporada passada, a equipa de Guardiola venceu o Campeonato Espanhol, a Taça do Rei, a Supertaça de Espanha, a Supertaça europeia, o Mundial de Clubes e, acima de tudo, a Liga dos Campeões.

Na actual temporada, a equipa segue firme rumo aos títulos mais importantes. Na Liga espanhola, divide a liderança com o Real Madrid. Na Champions, sempre que entra em campo mostra seu poder. A vitória por 4-0 sobre o Estugarda em Camp Nou só veio confirmar a tese de que a equipa de Pep Guardiola é a grande favorita para conquistar, mais uma vez, a competição mais importante de clubes do mundo.

O excelente momento de forma de Messi é mais um sinal de que vai ser difícil tirar a dobradinha aos blaugrana. A equipa mais temível para o Barça teóricamente será o Manchester United. A boa campanha dos Red Devils também se deve muito a um outro craque. Wayne Rooney é cada vez mais a estrela da equipa, e assumiu plenamente a responsabilidade de substituir Cristiano Ronaldo.

Por coincidência, também foi uma vitória por 4-0 em casa — mas contra o AC Milan — que elevou o ManUnited ao patamar de grande favorito ao lado do Barça. Podem ver o que foi dito no Aposta X, sobre o primeira semana dos oitavos-de-final, neste Link.

E, por ironia do destino, as duas equipas foram sorteadas em cruzamentos diferentes e só poderão enfrentar-se na final, o que seria uma repetição da temporada passada.

Mais uma tese confirmada é que o Lyon é o maior pesadelo do Real Madrid. Superstições à parte, o que realmente fica evidente é que não basta uma equipa de milhões para vencer títulos. Os merengues pecam muito mais na forma admnistrativa e de gestão de plantel, pela força de atingir resultados imediatos baseados em investimentos milionários. Transformando isso em números, foram seis treinadores nas últimas seis épocas. E muitas, muitas contratações galácticas. Nada adiantou nada, foram seis eliminações consecutivas nos oitavos de final.



Quem surpreendeu foi o Inter de José Mourinho. Talvez surpresa não seja a melhor palavra. Na realidade, os nerazzurri quebraram um estereótipo. Desde a temporada 2005/2006, que o campeão italiano não chegava aos quartos de final da Liga dos Campeões. Dominante no seu país, o Inter não conseguia impor-se na europa. Até por isso, muitos davam total favoritismo ao Chelsea.

Muitos, mas não José Mourinho, Sneijder, Eto’o e companhia. Com duas partidas irrepreensíveis, o Inter de Milão conseguiu duas vitórias e mais do que representar as suas cores nos "quartos", a equipa luta para não deixar a Itália perder uma vaga (ranking) para a Alemanha na Champions. E o sorteio foi agradável. A equipa italiana vai defrontar o CSKA de Moscovo, a equipa menos mediática em prova. A equipa russa, aliás, ao eliminar o Sevilha, confirmou mais uma tese: a de que as equipas espanholas são fortes em sofrer com as mais pequenas.

Entre afirmações e surpresas, a Liga dos Campeões prosegue nos dias 30 e 31 de março, quando terão início os 4ª/final. Quem confirmará o bom momento, e quem passará pelos favoritos, só saberemos nos dias 6 e 7 de abril. Para recordar, os desafios serão: Lyon vs Bordéus, clássico francês inédito entre equipas que nunca venceram a Champions, e Manchester United contra Bayern de Munique, duelo da gigantes e que disputaram a inesquecível final em 1999. Os vencedores desta "parelha" encontram-se na meia-final.

Na outra "parelha", Barcelona e Arsenal fazem uma repetição da final de 2006 e colocam frente a frente os clubes que têm o futebol mais bonito da Europa. Quem vencer enfrentará o Inter de Milão ou CSKA de Moscovo, no confronto mais desequilibrado, portanto o mais propício a surpresas, dos quartos de final da Liga dos Campeões 2009/2010.

Os Bookmakers em Inglaterra dão o Barcelona como favorito (3.25/por cada libra) seguido do Manchester United (4.50). A terceira preferência para campeão europeu é o Inter com (5.00).

Sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões 2009/2010

* os meus palpites a vermelho

Lyon – Bordéus
Bayern de Munique – Manchester United
Arsenal – Barcelona
Inter de Milão – CSKA de Moscovo

Sorteio dos das Meias-finais Liga dos Campeões 2009/2010

Bayern de Munique/Manchester United – Lyon/Bordéus
Inter de Milão/CSKA Moscovo - Arsenal/Barcelona

Vídeo

Chelsea 1-0 Inter de Milão
Eto´o


Golos dos oitavos-de-final


Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Aposta X