17 março, 2010

Benfica e Braga vencem antes do grande duelo na Luz


Faltam ainda sete finais aos dois principais candidatos ao título nacional, mas a vitória (1-0) do Benfica na Choupana, diante do Nacional, aproximou ainda mais a equipa de Jorge Jesus desse objectivo.

O cansaço da partida intensa com o Marselha, o orgulho ferido dos jogadores do Nacional (goleados na primeira volta 6-1), a picardia entre os treinadores de ambas as equipas, o valor intrínseco do adversário... tudo foi mandado para trás das costas. Até a desdita de um penálti falhado. Não espanta, por isso, a festança que Jorge Jesus fez quando Cardozo marcou o golo que garantiu os três pontos. É nestes momentos que uma equipa que luta por ser campeã não pode abanar e o treinador terá sentido isso. Se ganhar ao Braga na próxima jornada da Liga, o Benfica fica com o título na palma da mão.

As contas de Domingos Paciência são fáceis de fazer: tem de pontuar para manter o campeonato em brasa – um empate assegura vantagem bracarense em caso de igualdade final. Uma derrota deixa o Benfica com vantagem folgada (seis pontos) e um derradeira ‘urgência’: vencer o Sporting na Luz (26ª jornada) para poder chegar ao Estádio do Dragão (29ª) em condições de lá fazer a festa do título. Com Domingos Paciência,o Braga está a realizar a sua melhor campanha de sempre na Liga e tudo aponta para que venha a conseguir pelo menos um segundo lugar inédito e uma inédita qualificação para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Resta saber se Domingos se contenta com isso.

Arredado dessa luta está o FC Porto, que deu sinais de melhorias na visita a Coimbra (vitória por 1-2), mas que se mostra agora mais interessado em preparar a final da Taça da Liga e tentar conquistar a Taça de Portugal para salvar a época, visto que também foi afastado da Liga dos Campeões.


Na luta europeia, o Sporting deu um importante e decisivo passo para assegurar o quarto lugar, ao vencer (3-1) o Vitória de Guimarães, em Alvalade. Neste jogo, a equipa consegui também mostrar um nível exibicional de acordo com os seus pergaminhos, a exemplo do que sucedera já frente ao FC Porto e Belenenses.

Tratou-se do terceiro triunfo consecutivo dos “leões” no campeonato, campanha positiva que também engloba o expressivo (3-0) triunfo sobre o Everton e a igualdade (0-0) obtida em Madrid, frente ao Atlético, estes dois últimos jogos relativos à Liga Europa.

O objectivo Europa é extensivo a mais seis equipas, mas nesse sentido a Naval 1.º de Maio deu um importante passo em frente, depois de ter ganho um adversário directo, a União de Leiria, ficando a apenas um ponto do sexto classificado (Leiria) e a quatro do quinto (Guimarães). Com a derrota no reduto do Braga, o Rio Ave atrasou-se (desceu à 10.ª posição), mas não perdeu ainda o comboio, onde seguem também Nacional, Marítimo e Paços de Ferreira.

No fundo da tabela, o Belenenses surpreendeu ao vencer no reduto do Olhanense. A equipa de Belém manteve a "lanterna-vermelha" mas ficou agora a um escasso ponto do Leixões que perdeu em casa com o Vitória de Setúbal que alcançou a equipa de Olhão na 13.ª posição.

Resultados da 23ª jornada da Liga Portuguesa 2009/2010

Nacional - Benfica, 0-1 (Cardozo 64')
Sp. Braga - Rio Ave, 1-0 (Andrés Madrid 16')
Académica - FC Porto, 1-2 (Sougou 33' gp; Bruno Alves 36', Rodríguez 87')
Paços de Ferreira - Marítimo, 1-0 (Bruno de Paula 52')
Sporting - Vitória Guimarães, 3-1 (Grimi 7', Liedson 9', Saleiro 20'; Valdomiro 67')
Leixões - Vitória Setúbal, 1-2 (João Paulo 25'; Sandro 41' e Keita 79')
Olhanense - Belenenses, 1-3 (Castro 41'; Lima 21' e 61' e Barge 84')
Naval - União Leiria, 1-0 (Diego ângelo 56' )

Vídeo

Nacional 0-1 Benfica
Cardozo 64´




Vídeos com os restantes jogos da Liga Portuguesa neste Link

Foto: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Aposta X